O Tanque de Peixes

A criação de peixes na Aquaponia remete à aquacultura, ou criação de peixes e animais aquáticos.

Criar peixes é uma arte. Entretanto, para fins didáticos voltados para a Aquaponia, nos limitaremos aos conhecimentos básicos, suficientes para a manutenção de um sistema aquapônico equilibrado.

Os peixes utilizados na Aquaponia são os peixes de água doce. Podem ser peixes ornamentais, ou peixes para consumo.

Como exemplos de peixes ornamentais, temos as carpas e os kinguios.

Carpas e Kinguios
Carpas e Kinguios

Para consumo, podemos citar as tilápias.

Tilápia
Tilápia

 

Os peixes normalmente são criados em tanques ou caixas d’água. Também são utilizados piscinas, lagos ornamentais, banheiras, etc.

Um tanque muito utilizado nos Estados Unidos é o IBC. É um tanque voltado para produtos químicos, com uma estrutura metálica.

Tanque IBC
Tanque IBC

 

No Brasil, é mais comum a utilização de caixas d’água.

Caixa d'água
Caixa d’água

 

Antes de colocar os peixes nos tanques, é preciso realizar um procedimento conhecido por Ciclagem.

Imaginemos que a água a ser utilizada no tanque seja a água da chuva. Evitaremos o uso da água encanada, por conter cloro.

Essa água da chuva não está adaptada para os peixes. Isso porque, se colocarmos os peixes diretamente na água, em pouco tempo os dejetos dos peixes, restos de alimentos, etc, irão produzir uma quantidade de amônia que será extremamente tóxica para os próprios peixes.

Para eliminar essa amônia é necessária a presença de bactérias. São as chamadas bactérias nitrificantes, que transforman a amônia em nitrito.

Os nitritos ainda são tóxicos para os peixes. Dessa forma, entram em ação outras bactérias, que transformarão os nitritos em nitratos.

Os nitratos, finalmente, são muito bem absorvidos pelas plantas.

Este é o chamado Ciclo do Nitrogênio.

Ciclo do Nitrogênio
Ciclo do Nitrogênio

 

Para que essas bactérias se desenvolvam no tanque, são necessários alguns estímulos, dando início a um ciclo de 30 a 50 dias.

A Ciclagem deve, portanto, ser monitorada durante esse período, para que se verifique a concentração da Amônia, dos Nitritos e dos Nitratos.

Essa verificação pode ser feita através de kits vendidos em lojas que trabalham com aquários e peixes, ou pela Internet.

Kit Teste Nitrito Nitrato
Kit Teste Nitrito Nitrato

 

O estímulo necessário para que a ciclagem se inicie é o simples  aumento da amônia no local. Como ainda não temos os peixes, esse aumento pode ser feito de várias formas:

  • acréscimo manual de amônia, através de uma solução à base de amônia (amoníaco);
  • acréscimo de ração e plantas em decomposição;
  • ciclagem com peixes, através peixes cicladores, como platis, espadas ou molinésias, mais resistentes (porém, submetidos a um estresse questionável).

Com a amônia no tanque, inicia-se então a proliferação e colonização por parte das bactérias nitrificantes. A reação química que ocorre nesse processo é a seguinte:

Nitrificação
Nitrificação

 

É importante nesse momento explicar onde as bactérias irão se instalar. Normalmente, as bactérias se fixariam em qualquer lugar. Mas para acelerar o processo, facilitando a vida das bactérias, é comum inserir no sistema alguns elementos. Esses elementos são conhecidos como mídias biológicas.

Mídias biológicas nada mais são do que elementos onde as bactérias irão se instalar, e encontrarão um ambiente favorável para o seu desenvolvimento.

Em aquários, são utilizados vários tipos de mídias biológicas. Uma das mais conhecidas é a cerâmica, ou mídia cerâmica, ou discos de cerâmica.

Anéis de cerâmica
Anéis de cerâmica

 

A idéia é simples: os anéis de cerâmica são porosos, permitindo uma grande absorção de água. Ao mesmo tempo em que absorvem água, permitem a entrada e a fixação das bactérias em seus poros, permitindo seu crescimento.

Na aquaponia, é mais comum a utilização de outras mídias biológicas. Não é regra, mas sistemas aquapônicos mais simples tendem a utilizar materiais de fácil acesso, mais em conta.

Uma delas é a argila expandida. Seu preço é baixo, e é feita de material inerte, poroso.

Argila expandida
Argila expandida

 

Mídias biológicas normalmente não são colocadas no tanque de peixes. Elas devem ficar em outra parte do sistema. Os lugares mais comuns onde as mídias biológicas são colocadas são os filtros e as camas de cultivo.

Falaremos mais sobre filtros e camas de cultivo em posts específicos.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *