Lemna, ou lentilha dágua

Uma das formas de se alimentar os peixes é cultivar a Lemna, ou lentilha d’água.

Lemna ou lentilha d'água
Lemna ou lentilha d’água

 

Segundo a Wikipedia:

Lemna minor é uma pequena planta aquática, conhecida pelo nome comum de lentilha-de-água, com distribuição cosmopolita.

Apresenta uma morfologia muito simplificada com o seu corpo vegetativo reduzido a uma estrutura taloide semelhante a uma minúscula folha flutuante. Os talos são oblongos, com 3 nervuras destacadas. As plantas submergem ligeiramente para florescer.

Cresce com tanta rapidez e eficiência que pode provocar grandes danos, como é o caso do Lago de Maracaibo, eutrofizado em resultado dos fertilizantes residuais das plantações circundantes, onde a espécie cresceu de forma incontrolada. Desde a sua aparição no lago, o problema tem aumentando progressivamente, tendo sido já medidos mais de 136 000 ha de Lemna.

De fato, a Lemna cresce muito rápido. Pelo vídeo abaixo, podemos ver que ela dobra sua quantidade, de forma exponencial, a cada 3 dias.

 

Peixes como carpas, cascudos e kinguios parecem gostar da lemna. Fonte de proteínas e fibras, podem ser utilizadas como complemento à ração.

São várias as formas de cultivar a Lemna no sistema aquapônico. Uma delas, é o cultivo em paralelo ao tanque de peixes. Pode-se utilizar uma cama de cultivo, com um Sifão de Bell, da mesma forma utilizada com as plantas na argila expandida.

Cama de cultivo com Lemna
Cama de cultivo com Lemna

 

Dessa forma, as Lemnas podem ser retiradas manualmente, sendo oferecidas aos peixes. Ou ainda, de forma automática via Sifão de Bell. Um Sifão de Bell bem regulado pode drenar, periodicamente, as Lemnas que estiverem em excesso na cama de cultivo.

Outra forma é cultivar a Lemna no próprio tanque de peixes, utilizando uma peneira, por exemplo. Com a peneira boiando (pode-se utilizar uma mangueira, ou isopor), ou suspensa, mas sempre em contato com a água, as Lemnas ficam isoladas, e crescem normalmente. Somente o excesso é consumido pelos peixes, que pode tentar se alimentar sozinhos, puxando as Lemnas pelas raízes.

Cultivo de Lemnas
Cultivo de Lemnas

 

 

Se você tiver interesse, estamos vendendo a Lemna no Mercado Livre. Entre em contato conosco e faremos o possível para que você consiga iniciar o cultivo dessa plantinha.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887656724-planta-flutuante-lemna-minor-lentilha-dagua-frete-gratis-_JM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *