Limpeza das camas de cultivo

Com o tempo, as camas de cultivo (growbeds) podem apresentar excesso de sujeira. Isso se deve ao acúmulo de detritos, como os dejetos dos peixes, raízes, folhas, insetos, etc.

De fato, essa é uma das funções da cama de cultivo. Reter essa sujeira, de forma que a água volte limpa para o tanque de peixes, é fundamental para o equilíbrio do sistema. Relembrando o ciclo da amônia, é através das raízes das plantas que os nitratos são absorvidos.

Para limpar as camas de cultivo o processo é simples. Basta interromper o fluxo de água (pode-se desligar a bomba por alguns minutos), retirar as plantas com cuidado (caso já não tenham sido retiradas), colocar as camas de cultivo no chão, e lavar as pedras, cascalhos, argila expandida, etc, em água corrente.

Feita a limpeza, é só recolocar as plantas, tomando o cuidado com as raízes, que devem ficar bem assentadas.

Importante: se você tem mais de uma cama de cultivo, não faça a limpeza de todas ao mesmo tempo. As bactérias criam suas colônias justamente nas pedras, na argila expandida. Caso vocẽ não tenha um filtro (que também utilize pedras, cacos de telha, argila expandida), e elimine totalmente essas colônias, o sistema irá ficar desequilibrado em relação à amônia. O prazo ideal para a limpeza entre uma e outra cama de cultivo é o período necessário para a ciclagem: em torno de 30 a 45 dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *