Como construir seu sistema de Aquaponia

Olá! Este é post principal do site, e iremos falar de forma objetiva sobre como construir seu primeiro sistema de Aquaponia.

Aquaponia Brasil
Aquaponia Brasil

Basicamente, qual a razão que te trouxe até aqui? Por que a Aquaponia chamou a sua atenção? Arrisco-me a dizer que, a curiosidade sobre como funciona o sistema, é o que mais tem trazido visitantes para nosso site.

Para quem não conhece, sugiro que leia nosso post sobre O que é Aquaponia. Não se preocupe, o link será aberto em outra janela, para que você continue concentrado aqui.

Resumidamente, para quem quiser ler depois, a Aquaponia é a criação de plantas e peixes, em um mesmo ambiente, onde a água circula de forma contínua, sendo aproveitada ao máximo. Os excrementos dos peixes fazem a nutrição das plantas, e as plantas “limpam” a água.

Aquaponia com camas de cultivo
Aquaponia com camas de cultivo

Interessante, não é mesmo? E por que a Aquaponia chamou sua atenção?

A princípio, a Aquaponia é interessante por ser sustentável, eficiente, e muito prática. Conseguir cultivar seus próprios alimentos em casa, tanto peixes quantos verduras e legumes, com baixíssimo consumo de água, elevada eficiência, e custo quase ZERO, sem agrotóxicos, é incrível, não é mesmo?

Uma outra razão para iniciar um sistema de Aquaponia é considerá-la como uma terapia. Quem consegue montar uma Aquaponia completa, equilibrada, com certeza a considera como uma atividade extremamente prazerosa, gratificante.

Terapia peixes

Como montar uma Aquaponia? É muito fácil. Temos em nosso site e em nossas redes sociais todas as dicas para que você construa um sistema simples, para iniciantes. Mais tarde, leia com calma nosso post específico sobre a montagem do sistema:

Como construir um sistema de Aquaponia

Um post bastante específico para que você entenda como a Aquaponia funciona, quais os princípios fundamentais que deixam a Aquaponia “redonda”, é o post sobre o Tanque de Peixes. Sugiro a leitura para que você entenda o que está por trás da “química” da Aquaponia.

Ciclo do Nitrogênio
Ciclo do Nitrogênio

Posteriormente, quando você se sentir um pouco mais confortável, você poderá estudar alguns aspectos mais técnicos, para não cometer erros básicos na Aquaponia. Sinta-se à vontade para navegar pelo nosso site, ou pergunte à nossa chatbot na janela flutuante, para que ela te leve diretamente para o post que responderá sua pergunta.

Mas e como começar? O que comprar? Quanto custa?

Desnivel aquaponia
Lindo sistema de Aquaponia

Construir um sistema de Aquaponia não é difícil, muito menos caro. Os principais itens para se construir um sistema de Aquaponia são a caixa d’água (ou o Tanque de Peixes), as camas de cultivo (onde teremos as plantas), e a bomba de água (ou bomba de aquário).

Uma das partes mais importantes é a bomba. Ela irá impulsionar a água por todo o sistema, e seu funcionamento é totalmente dependente da energia elétrica (futuramente, postaremos sobre painéis solares, eliminando TODA a dependência de energia externa).

A bomba, digamos, é o coração do sistema, pois ela bombeia a água que deve circular ininterruptamente. Dessa forma, a escolha da bomba dágua, ou bomba de aquário, requer uma atenção especial.

Uma bomba de má qualidade, ou de difícil manutenção, irá lhe trazer uma dor de cabeça desnecessária. Por isso, é fundamental começar de forma correta, não economizando nas partes fundamentais do sistema.

Dificilmente uma queda de energia irá afetar drasticamente seu sistema de Aquaponia. Uma queda de 1 hora, 2 horas, talvez até mais, pode ser contornada de diversas formas. Você mesmo pode movimentar a água (por exemplo, com um balde), de forma a garantir um mínimo de oxigenação da água. Suas plantas, a depender da exposição ao Sol, podem ser regadas rapidamente, ou mesmo colocar a própria água do sistema para que não sintam o impacto da queda de energia.

Fotossíntese
Fotossíntese

Mas, e se a bomba queimar?

Este é um dos problemas mais subestimados no sistema de Aquaponia, e que pode colocar a perder todo seu trabalho. Imagine se sua bomba de água, ou bomba de aquário, apresente problemas em um Sábado à noite? Onde você irá encontrar uma bomba nova no Domingo? Quanto tempo seus peixes irão resistir? Quanto você estará disposto a movimentar a água em seu sistema, que parou de repente, até que alguém lhe auxilie trazendo uma bomba nova?

Aquaponia com canos
Aquaponia com canos

Uma boa bomba não é barata. Dependendo de quais peixes você tiver, peixes não são baratos. Dependendo das plantas que você estiver cultivando, plantas não brotam do dia para a noite.

Mas nem tudo está perdido. Não é preciso gastar valores absurdos em bombas de qualidade superior. E também não é preciso optar pelo mais barato, o que é muito comum, que é adaptar uma bomba de máquina de lavar ao sistema.

Uma bomba de qualidade, a preço justo e acessível, é sempre a melhor opção.

E mais importante que isso, é ter uma bomba de reserva.

Escolher uma bomba adequada, com bom custo benefício, não é tarefa fácil. Principalmente se levarmos em consideração a alta do dólar, o que tem feito com quem o preço das bombas esteja exagerado. Entretanto, considerando essa situação de “novo normal”, talvez não tenhamos uma redução substancial de preços tão cedo.

Importante citar que o preço de bombas nacionais também apresentaram aumento de preço. Isso se deve à própria dinâmica do mercado, resumidamente, pelo custo da matéria prima, ou de peças específicas, que na maioria das vezes, também são dependentes de importação.

Dessa forma, sugiro as seguintes bombas, para início de seus experimentos:

110 V

220 V

Considero esse modelo de bomba como sendo de excelente custo benefício. Em comparação às marcas importadas, podem ser um pouco mais caras. Entretanto, quem quiser arriscar, e souber como realizar compras internacionais, nos diversos sites que realizam a importação, acredito que podem economizar um pouco, adquirindo produtos de boa qualidade.

A quem puder, reitero, é importantíssimo ter uma bomba de reserva. Compre, se possível, duas de mesmo modelo, ou se não for possível, uma mais modesta, mesmo que baratinha, para o caso de a bomba principal queimar, ou apresentar algum defeito. A oxigenação do sistema, ainda que reduzida, te dará tempo até que você consiga colocar uma bomba nova, igual à original.

Bomba Aquaponia
Bomba Aquaponia

Compre a bomba. Imagino que ainda esteja relutante, mas com uma bomba, você já pode começar a realizar alguns experimentos em casa. Pode testá-la com algum balde, com caixas de isopor, com caixas de massa. Poderá realizar pequenos testes, para entender como a água deve circular.

Muito da Aquaponia é improviso, testes, falhas e mais falhas, mas muita persistência, perseverança. Não há modelos ou sistemas 100% definitivos, a todo momento novas idéias surgem na Internet. E esse aprendizado constante é muito gratificante e prazeroso. Mas o importante é querer começar!

Compre!

Bom, por enquanto é isso. Em breve, daremos continuidade sobre a escolha da caixa d’água, ou o Tanque de Peixes. Temos já diversos posts sobre o assunto, mas decidimos realizar uma abordagem mais específica, para cada item do sistema de Aquaponia. Acompanhe nosso site, e nos sigam nas redes sociais, para maiores informações em breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *